terça-feira, 17 de novembro de 2009

Alcoolismo e tabagismo


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o álcool é considerado uma das drogas mais consumidas, principalmente entre os jovens.



O facto de se iniciar o consumo de álcool cada vez mais cedo constitui um dos principais motivos para a dependência alcoólica, sendo que agrava os riscos que o álcool traz para a saúde humana. O consumo deste tipo de bebidas também traz problemas de forma indirecta, como por exemplo o aumento de conflitos sociais. Existem vários motivos que levam á ingestão excessiva de álcool, como por exemplo:


1. A existência de casos de alcoolismo no ambiente familiar, assim como a aceitação dos pais ao consumo de álcool por parte dos filhos;


2. A curiosidade presente nos jovens sobre a sensação que estas bebidas podem provocar;


3. A influência dos amigos faz com que por vezes os jovens se sintam obrigados a experimentar bebidas alcoólicas para que sejam aceites dentro de um grupo;


4. Muitas vezes os jovens procuram o álcool como tranquilizante para esqueceram os seus problemas. Porém o álcool apenas dá uma falsa sensação de bem-estar;


5. A facilidade com que, hoje em dia, jovens adquirem bebidas alcoólicas nas superfícies comerciais.


6. Os jovens são influenciáveis pela publicidade, pois esta cria a ilusão de que o álcool está associado á facilidade de comunicações interpessoais, amorosas e de integração social.


Na comunidade jovem, o álcool esta, muitas vezes, associado a casos (acidentais) de homicídio, suicídio assim como ao fraco rendimento escolar pois o cérebro demora cerca de uma semana a recuperar dos efeitos do álcool.


Nas últimas décadas, o padrão de consumo de álcool sofreu algumas alterações, sendo que isso traduz um dos motivos para as transformações da sociedade juvenil. Antigamente os alcoólicos dependentes situavam-se na casa dos 40/50 anos, sendo que nos dias de hoje essa idade média sofreu uma descida significativa (20/30 anos). Para esta faixa etária o objectivo no consumo de álcool é alterar o estado de consciência do indivíduo. Como os novos alcoólicos (14 anos) não têm personalidade definida e vida estruturada têm mais tendência a sofrer de problemas mentais ao contrario dos alcoólicos de meia-idade. O álcool altera o funcionamento a nível neurológico e pode resultar em psicoses e comportamentos desadequados, sobretudo a nível familiar e profissional.





Assim como o álcool começa a ser consumido, muitas vezes, por curiosidade, o mesmo acontece em relação ao tabaco. Sabe-se através de dados obtidos pela OMS para a Europa, que 90% dos indivíduos que morrem por cancro do pulmão, brônquios e traqueia apresentam como causa o consumo do tabaco; 75% da taxa de mortalidade por bronquite, enfisema e asma e 25% de mortes por doenças isquémicas são igualmente atribuíveis ao tabagismo. Então, tendo em conta todo este conhecimento sobre os riscos que o tabaco provoca, porque é que os adolescentes iniciam o seu consumo cada vez mais cedo?


O iniciamento precoce dos hábitos tabágicos entre os adolescentes deve-se a variados factores, como por exemplo, o espírito de experimentação do novo, o exemplo dos pais, a influencia dos amigos assim como a inserção num grupo social, o fácil acesso á droga, os maus resultados escolares e a precocidade social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Acerca de mim

A minha foto
Somos alunos de uma escola secundária de Lisboa, temos 17 anos e estamos no 12ºano do curso de Ciências e Tecnologias.